terça-feira, 22 de junho de 2010

SABOR DE MAR



A sugestão de fazermos as fougasses e a tchecktchouka no jantar de comida mediterrânea do dia 12 foi da Juliana. O que não encontrou grande resistência da minha parte. Foccacia, eu amo. A canela da receita da tchecktchouka não me pareceu muito apetitosa, mas nada que realmente incomodasse(e que depois se mostrou perfeitamente em equilíbrio com o resto dos ingredientes). Mesmo assim, eu tinha que dar meu pitaco. Sugeri fazermos de entrada também uma anchoïade. Eu vi que se tratava de um patê de anchovas. Como eu já disse anteriormente, o livro Cuisine du Sud, de Aglaé Blin, não traz explicações sobre os pratos. Mas eu gosto de anchova e, tanto dentro do livro, estava dentro de nosso tema. A escolha, no entanto, foi mais por gosto do que pelo desafio da receita, que, como se verá a seguir, é muito simples.
Depois, é claro, eu dei uma pesquisada. A anchoïade é um antepasto típico da região da Provence, no Sul da França. E sua receita varia um tanto. Como se pode ver pela dica de variação do pé da receita (que será traduzida em breve), a anchoïade é irmã gemea da bagna cauda italiana. O que não é de se estranhar. Nice, na Cotê d'Azur, terra da anchoïade, para quem não sabe, já se chamou Nizza e pertenceu à Itália.
No próximo post, mostro para vocês algumas versões diferentes da anchoïade que descobri. Mas, agora, vamos à de Aglaé, a que Juliana e eu preparamos no jantar na casa dela.


ANCHOÏADE

Pour 6 personnes
Temps de préparation: 30 minutes
Temps de cuisson: 10 minutes


100g d'anchois au sel
2 gousses d'ail
20cl d'huile d'olive
1 cuilleré à soupe de vinaigre de vin
Poivre du moulin


Rincez abondamment les anchois sous l'eau froide, afin de les dessaler, puis levez les filets. Pelez l'ail et pressez-le.
Écrasez les filets d'anchois à la fourchette avec l'ail pressé et 4 cuillerées à soupe d'huile d'olive. Faites chauffer sur feu très doux, sans cesser de remuer, jusqu'à ce que vous obtiniez une sauce crémeuse -- attetion à ne jamais laisser boullir!
Incorporez le vinagre et poivrez au moulin. Sevez chaud ou tiède, sur des tartines de pain de campagne ou des pommes de terre cuites en robe des champs, ou froid, comme sauce d'accompagnement d'un panier de crudités.

Variante: en italie, la bagna cauda, preparée de la même façon que l'anchoïade, est presentée das une marmite en terre et maintenue au chaud sur un réchaud à fondue: on y trempe des crudités.

Nenhum comentário:

Postar um comentário