sexta-feira, 18 de junho de 2010

PERU PEDE LICENÇA À FRANÇA





Ceviche chifa do mais novo restaurante latino de São Paulo






Assim como os meus jantares-testes, os textos sobre eles acabam se prolongando quase indefinidamente. Acontece que, em ambos os casos, vão surgindo coisas muito interessantes no caminho que desviam a minha atenção. Por isso, espero que quem estiver seguindo a série sobre o jantar de comida do sul da França (se é que há alguém com tanta paciência) me desculpe. Preciso voltar ao assunto Peru.
Abriu recentemente em São Paulo uma cevicheria que promete, o Suri Ceviche Bar. Os dois sócios, o brasileiro Rodrigo Yoshimura e o colombiano Dagoberto Torres, trabalharam no restaurante D.O.M., do überchef Alex Atala. Só isso já é uma bela credencial.
Mas o que mais despertou a minha curiosidade foi saber que o cardápio mistura diversas influências latino-americanas. Lá eles têm até um ceviche chifa (sino-peruano). Mais uma oportunidade para quem quer experimentar a cozinha chino-peruana de que tanto falei no mês passado. Vários pratos têm o tal do ají amarillo. Gostaria de saber onde eles encontraram. Imagino que seja pasta de ají amarillo importada. Sei que há um produtor plantando aji amarillo para o La Mar, o restaurante de Gastón Acurió em São Paulo. Mas o Gabriel, assessor da casa, me disse que é exclusivo.
Há também ceviche mexicano, corvina caribenha e o patacón, uma banana da terra frita que se come na Venezuela e na Colômbia. Há anos o estilo gastronômico que se conhece como nuevo latino é moda nos Estados Unidos. Parece que agora chegou por aqui de vez.
O Suri fica em Pinheiros, perto do Chou. O bairro definitivamente é o pólo paulistano da bistronomia (comida de chef com preço de cantina). Qualquer hora dessas eu vou lá e, depois, conto para vocês.

Rua Mateus Grou, 488, Pinheiros, São Paulo, SP
Telefone: (11) 3034-1763

Nenhum comentário:

Postar um comentário