sexta-feira, 14 de maio de 2010

Livro só se encontra no Peru

La cocina de los chifas é um dos dez volumes de uma coleção que Gastón Acurio fez para o jornal peruano El Comercio sobre a cozinha do país. Há volumes também sobre as cozinhas nikkei, criola, novaandina. Eu adoraria ter todos. Mas, infelizmente, nenhum deles está à venda no Brasil. Nem pela Amazon.
Dado que eu só ficaria com esse livro por alguns dias, decidi copiar as receitas. Daí a ideia de usá-lo na estreia do blog. Além das receitas, o livro traz uma ótima introdução explicando a história da imigração chinesa para o Peru (leia o post Shoyo com ají) e os princípios básicos dessa cozinha. As fotos são ótimas. As receitas, como logo eu perceberia, não são muito didáticas. Mas, se você sabe cozinhar, chegará lá com um engano ou dois no meio do caminho. Além de tudo, há o desafio de traduzir o nome de ingredientes exóticos do espanhol para o português. Se alguém algum dia for ao Peru e quiser me trazer algum outro volume dessa coleção (o chifa eu copiei quase todo), vou amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário