quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sem receita



É bom ver que muitos usam livros de gastronomia como eu, ou seja, como fonte de inspiração. Domingo almocei na casa da Paula,do Roberto e da Lara. No mês passado, Roberto e Paula estiveram em Turim, na Itália. De lá trouxeram dois livros da Slow Food Editore, um sobre embutidos e outro sobre queijos. Não são livros de receitas. São como um pequeno dicionário ilustrado com verbetes sobre os produtos mais típicos do país. Muito informativos. Trouxeram também uma 'nudja, embutido de porco bastante apimentado da zona de Monte Poro, na Calábria. O verbete correspondente explica que originalmente a 'nduja é feita com a carne de segunda de animais com mais de 14 meses, que têm alimentação natural e não comem soro de leite. Mas que, atualmente, algumas casas o produzem com carnes de primeira.
Como o livro não traz receitas, o casal inventou uma -- que ficou ótima, por sinal. Uma massa de molho vermelho, com 'nduja, hortelã e manjericão. Parece que a ideia foi da Paula, mas quem cozinhou foi o Roberto.
Sei que ainda não terminei de falar do meu jantar peruano. Mas tinha de abrir este parênteses. Até o fim da semana, prometo matar a série chifa. Sábado, já tenho um novo teste programado na casa da Juliana. Hoje ela e eu devemos ir ao Ceasinha, a feira noturna do Ceasa, para comprar os ingredientes. Este será mais planejado e, espero, não deve sair às duas da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário