sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ADEUS A UM ÍCONE

Há uns cinco anos, recebi um email de um tal de Paulo Martins me convidando para ir ao Festival de Gastronomia de Belém do Pará. Para mim, era um tal de Paulo Martins porque eu sabia muito pouco do que era importante no mundo da gastronomia naquela época. Já havia ouvido falar dele. Tinha entrevistado Alex Atala, que tinha elogiado muito o chef do restaurante Lá em Casa.
Essa viagem foi um marco para mim em vários sentidos. Do lado pessoal, fiz grandes amigos. Do profissional, ela me fez crer que escrever (e pensar) sobre comida era uma atividade que valia a pena. As duas coisas têm muito a ver com o estilo de Paulo, que reuniu naqueles dias algumas das melhores cabeças da cozinha brasileira.
Ontem Paulo morreu. Sinto profundamente.
Faz uns dois anos que ele já estava afastado do Lá em Casa. Tânia, sua mulher, e as meninas vinham tocando a casa. Não passei por lá desde então. Espero que elas consigam levar em frente o seu trabalho de valorização da culinária amazônica. Sei que, para isso e para o que mais for necessário, amigos não faltaram.





Nenhum comentário:

Postar um comentário